sábado, 14 de setembro de 2013

Médicos formados no exterior chegam para trabalhar no país

Eles chegaram neste sábado para ocupar vagas em diversos estados.
Profissionais integram o programa 'Mais Médicos' do governo federal

Profissionais foram recebidos e receberam flores (Foto: Daniel Peixoto/G1)Profissionais foram recebidos e receberam flores
(Foto: Daniel Peixoto/G1)
Os médicos formados no exterior participantes do programa Mais Médicos começam a chegar para trabalhar em diversos estados do país neste sábado (14). Os profissionais chegaram aos estados de Alagoas, Pará, Paraíba, Paraná. Maranhão,Piauí e Rio Grande do Norte também devem receber médicos nesta fim de semana.
O programa Mais Médicos foi lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 8 de julho, para ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades e, assim, melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica.
Quarteto de médicas foi o primeiro a desembarcar em Maceió. (Foto: Michelle Farias/G1)Quarteto de médicas foi o primeiro a desembarcar
em Maceió. (Foto: Michelle Farias/G1)
Alagoas
No estado de Alagoas, chegaram neste sábado quatro médicas cubanas inscritas no programa. As profissionais desembarcaram no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, no início da tarde. Outros 17 médicos devem chegar ao Estado para atuar em 11 municípios do Agreste e Sertão alagoano. A previsão é de que eles comecem a trabalhar no inicio do mês de outubro.
Entre os dias 17 a 19, os profissionais passarão por um período de acolhimento, onde serão apresentados os indicadores de saúde do estado, perfil epidemiológico, as especificidades de saúde regionais, entre outros pontos relacionados ao Sistema Único de Saude alagoano.
Profissionais estrangeiros do programa 'Mais Médicos' chegaram ao Pará no sábado 14 (Foto: Neyfla Garcia / Ministério da Saúde)Profissionais do 'Mais Médicos' chegaram ao Pará.
(Foto: Neyfla Garcia / Ministério da Saúde)
Pará
No Pará, 56 médicos formados no exterior chegaram neste sábado a Belém em dois voos. O primeiro avião da Força Aérea Brasileira trazendo 3 médicos aterrisou às 14h40 na Base Aérea de Belém. O segundo voo chegou na capital paraense por volta de 15h20 com 53 profissionais.
Segundo o Ministério da Saúde, o grupo de 56 médios inclui cubanos e pessoas de outras nacionalidades, além de brasileiros que se formaram no exterior. Outro voo com 6 profissionais deve chegar em Belém ainda neste sábado, totalizando 62 médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário